Sertãozinho, SP, confirma 3 casos de sarampo em bebês e investiga outras 5 suspeitas

Vigilância Epidemiológica não confirmava doença há 9 anos no município. Secretaria Municipal da Saúde realizou vacinação de bloqueio em creche e familiares dos pacientes. Uma criança de 1 ano e dois bebês foram diagnosticados com sarampo em Sertãozinho (SP), segundo confirmou a Prefeitura nesta quinta-feira (18). Outros cinco casos suspeitos são investigados, sendo os pacientes dois adultos, um adolescente de 13 anos e uma criança de 1 ano.
Ainda de acordo com a Prefeitura, há pelo menos nove anos a Vigilância Epidemiológica não confirmava casos de sarampo em Sertãozinho. Em nota, o governo municipal informou que as três crianças diagnosticadas são acompanhadas em hospitais da cidade.
A Secretaria Municipal da Saúde também já adotou medidas de bloqueio, para evitar a transmissão da doença.
“Apenas uma criança estava matriculada em uma creche municipal, onde já foi realizada a vacinação de todos os alunos. As outras duas crianças ainda não frequentam escolinhas, então o bloqueio aconteceu apenas nos âmbitos familiar e hospitalar”, informou.
Em boletim divulgado em maio, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou que a vacinação de bloqueio tem por objetivo aumentar rapidamente a imunidade população, interrompendo a transmissão, diminuindo a extensão e a duração do surto.
A vacinação deve ser realizada durante a suspeita, preferencialmente no prazo máximo de até 72 horas após a notificação do caso. Em todo o estado, 484 casos de sarampo já foram confirmados até 17 de julho. A Secretaria informou que não possui levantamento regionalizado.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp