Prefeito Geraldo Julio inaugura hospital de grande porte para combate ao Covid-19. Foto: Reprodução/Divulgação

O Recife vem sofrendo com a falta de respiradores e em meio à contratação de equipes médicas, durante a pandemia do coronavírus na cidade, fazendo com que apenas 46,8% dos leitos funcionem na cidade.

Isso se refere em mais da metade dos 1.054 novos leitos municipais contra o novo coronavírus no Recife, que  continua fechada e, portanto, sem poder receber pacientes. Segundo a prefeitura, a expectativa é de atingir 100% da operação até o início de junho.

O prefeito Geraldo Júlio (PSB) anunciou, nos últimos dois meses, a construção de 313 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e outros 741 de enfermaria. No período, foram inaugurados sete hospitais de campanha na cidade, o último nesta terça-feira (5).

Mas, de acordo com os dados da própria Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), só 46,8% dos leitos construídos estão, de fato, em operação e podem receber pacientes da Covid-19. Entre as unidades de enfermaria, há 380 em funcionamento, o que representa 51,3% do grupo.

Já para UTIs, responsáveis por receber os casos mais agudos e instáveis da doença, o índice é menor: 114 unidades (36,4%). Na prática, significa que para cada três novos leitos de terapia intensiva construídos dois continuam fechados.

Quanto aos respiradores, a prefeitura diz ter adquirido “mais de 300 respiradores”, porém enfrenta dificuldade para recebê-los e que só dispõe, atualmente, de 122 ventiladores mecânicos. Eles estão distribuídos entre UTIs e salas vermelhas, onde pacientes são estabilizadas antes da transferência para terapias intensivas.

Veja trechos da nota da Prefeitura do Recife:

“Os leitos dos hospitais de campanha são abertos gradativamente, à medida que chegam mais respiradores e à medida que chegam mais profissionais. Em menos de dois meses, a prefeitura do Recife já contratou mais de 2,8 mil profissionais como reforço para enfrentamento à pandemia e continua contratando.”

Fonte: Portal de Prefeitura

Powered by WPeMatico

%d blogueiros gostam disto: