Nesta semana, a Petrobrás anunciou um novo reajuste nos preços da gasolina e no dísel em todo o país. Dessa vez, o valor da gasolina caiu para R$ 0,91 por litro nas refinarias, uma diminuição de 8% desde a última queda na semana passada. A queda acumulada desde o início do ano para a gasolina é de 55%, enquanto que para o dísel é de 38%.

O combustível vem baixando o preço em razão da pandemia do novo coronavírus. Em todo o mundo o consumo caiu por causa das medidas de isolamento social, o que fez aumentar os níveis de estoque do produto. Só no Brasil, houve uma queda de aproximadamente 60% no uso da gasolina desde o começo do isolamento, isso fez com que as refinarias reduzissem também a produção do combustível.

“Nossa política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, diz a nota da companhia.

Os novos valores passaram a valer nas refinarias desde terça-feira (21). Os preços que chegam na bomba para o  consumidor está custando R$ 2,20 o litro, incluindo impostos, encargos e lucro. Caso o cidadão se sinta prejudicamento pela cobrança abusiva do combustível, pode denunciar ligando para 151 do Procon ou reclamar no próprio site do órgão. (Fonte: Portal de Prefeitura).

Powered by WPeMatico

%d blogueiros gostam disto: