Muita gente tem uma visão controversa sobre o que é uma empresa rentável. Tudo depende das expectativas de cada sócio, como também do padrão de vida que cada um pretende ter.

Não adianta você abrir um negócio pequeno e esperar grandes resultados de imediato. E isso acontece muitas vezes por falta de compreensão e pouco conhecimentos de administração.

Qualquer empresa, grande ou pequena, pode ser lucrativa desde que os sócios respeitem a sua capacidade de geração e distribuição de lucros.

No nosso escritório contábil atendemos desde pequenas empresas, onde trabalha apenas o sócio, como também empresas maiores com vários funcionários e, muitas vezes, o que se vê é o pequeno cliente satisfeito com a empresa e com o rendimento que ela lhe propõe e, do outro lado, um cliente insatisfeito com os resultados da sua empresa, maior, mas amargando prejuízos corriqueiros.

Para o empreendedor sem experiência cabe sempre a consulta a um contador antes de escolher o tipo de empresa que irá abrir. Só que em muitos casos acontece o contrário, ou seja, o empresário identifica o tipo de empresa que deseja abrir ou até mesmo adquirir, e, somente após o negócio efetuado é que ele procura um profissional contábil para fazer os trâmites legais de transferência ou registro e legalização, quando se tratar de abertura de nova empresa. Aí já é tarde demais, pois mesmo que o contador lhe mostre que o negócio não é rentável, ao menos para os padrões exigidos pelo empreendedor, dificilmente reverterá a sua decisão.

Resumindo, podemos dizer que um negócio rentável é aquele que atende às expectativas dos sócios, colaboradores, clientes e fornecedores.

Forte abraço e até a semana que vem.

Nelson Domingos é Contador e proprietário da

Cactos Contabilidade Empresarial LTDA. 81 4101 2101 / 9 9763 1165 Rua Dr. José Mariano, Loja 26 – 2º Piso – Coop Center – Bezerros/PE (Antigo Shopping Bezerros)

Powered by WPeMatico

%d blogueiros gostam disto: