Após um internauta divulgar em redes sociais a informação falsa de que existem “61 casos confirmados” de coronavírus no Recife, a Prefeitura do Recife decidiu realizar uma denúncia por meio da Procuradoria Geral do Município. O internauta é de Jaboatão dos Guararapes e já foi localizado. Ele irá prestar depoimento na próxima semana.

“Bom e a prefeitura que ainda não divulgou os 61 casos confirmado do coronavírus no Recife e uma upa fechada vamos lá prefeito conta a realidade pra quem brincou o carnaval (SIC)”, escreveu o internauta. 

O rapaz revelou que obteve a informação, argumentando trabalhar na área de saúde. O requerimento da Procuradoria Geral do Município se baseou no artigo 41 da Lei de Contravenções Penais que tipifica como contravenção “Provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”. 

A prefeitura do Recife afirma que o objetivo da medida é evitar que a disseminação desse tipo de conteúdo gere desinformação e prejudique a população.“A disseminação de notícias falsas tem o potencial de causar grandes danos sociais, especialmente em uma situação séria como é o momento de esforço das autoridades de saúde para a contenção e avaliação dos casos suspeitos do novo coronavírus Covid-19, em Pernambuco”. 

Ainda de acordo com a prefeitura, desde o surgimento do primeiro caso suspeito, na última terça-feira (25), tem trabalhado em articulação com o Governo do Estado, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde.

Fonte: Portal de Prefeitura

Powered by WPeMatico

%d blogueiros gostam disto: