No último domingo (06) aconteceram as eleições para o Conselho Tutelar na cidades do Brasil. Em Bezerros cinco nomes configuraram com a maior votação e consequentemente foram eleitos para as cinco vagas de conselheiros do município, sendo estes cinco homens: 1° Ijaelson 655, 2° Diel de Boas Novas 637,  3° Edinaldo  625, 4° Expedito 595 e em 5° Vinício 595
Já na suplência ficaram os seguintes candidatos: 1° Juliana de Sapucarana 477, 2º  Dione 427, 3º Pedro 399, 4º Osecia 361 e em 5º Claudia 261.
Porém o que se observa é que no edital, especificamente no que se refere ao Do Conselho Tutelar em 2.3 fica determinada a aplicação da lei 15 472 que estabelece política de gênero nos conselhos tutelar em Pernambuco, garantindo assim que uma das vagas seja destinada para mulher ou homem caso se confirme a presença de apenas um dos gêneros entre os vencedores.

O fato é que os resultados em Bezerros acabaram elegendo cinco homens como já informado acima, sendo a primeira suplente uma mulher que possivelmente com a aplicação da lei deverá ser empossada. Nos bastidores a redação buscou os fatos que se revelaram o seguinte: os candidatos homens após tornarem ciência da lei, teriam solicitado uma reunião com a Promotoria para a não aplicação da lei sobre o argumento de não ser justo tal medida, e que nessa reunião um documento teria sido emitido sobre a determinação do segmento ou não da política de gênero no processo. Ainda segundo apuração da redação, uma votação interna entre os candidatos; que eram 11 homens e 7 mulheres a não aplicação teria vencido tendo em vista que os candidatos homens eram maioria, outra informação importante é que nem todos teriam assinado o documento, principalmente as mulheres. A também o entendimento de inconstitucionalidade na lei estadual ao sobrepor competência do município dando assim possivelmente legitimidade ao resultado das urnas do último domingo (06).
O caso deverá ganhar atenção da justiça após a apresentação de recursos da 1ª suplente pelo mandato ou até mesmo do 5° colocado pela permanência entre os eleitos. A matéria foi enviada ao COMDICA que deverá trazer maiores esclarecimentos.

Powered by WPeMatico

%d blogueiros gostam disto: