O Centro de Artesanato de Pernambuco será um dos espaços de comemoração da 12ª Semana do Patrimônio Cultural. Promovendo o incentivo e a preservação da cultura,além da manutenção desse patrimônio imaterial, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper, por meio da Diretoria de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa, gestora do espaço, promovem a ação de integração entre alunos de escolas públicas e o artesanato do Estado. Bezerros será o único município fora da região Metropolitana a receber o evento, que será comemorado em grande estilo nesta quarta-feira (14), às 10h, com a presença do Mestre Artesão e Patrimônio Vivo de Pernambuco J. Borges. Considerado o maior gravador popular brasileiro vivo, ele é responsável por divulgar a cultura popular nordestina através dos seus cordéis e das xilogravuras. Artista popular autodidata, poeta, ele reside em Bezerros, município que nasceu em 1935. Ao longo de mais de 50 anos de trajetória artística, J.Borges produziu centenas de folhetos de cordel e um número incalculável de xilogravuras já expostas em diversos museus. Na ocasião, o artista estará presente contando um pouco sobre a o processo de confecção da xilogravura, do início da produção até o produto final.

Às 14h, será possível realizar uma visita guiada gratuita ao Museu Lucas Cardoso Ayres, que fica dentro do espaço do Centro de Artesanato e proporciona ao visitante um passeio pelo artesanato do Estado de Pernambuco.
Lá é possível conhecer mais de 600 obras de 57 artesãos pernambucanos e 15 associações.

Todas as ações, realizadas pela AD Diper, somam-se à 12ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe.

Semana do Patrimônio – Idealizada pela Fundarpe em 2008, a partir de encontros para elaboração do Plano Estadual de Cultura, a Semana estabelece diálogos interdisciplinares entre diversas instituições com o
objetivo de compreender, difundir, valorizar, reconhecer, preservar e salvaguardar o Patrimônio Cultural dos 185 municípios pernambucanos.

%d blogueiros gostam disto: