Um áudio no WhatsApp repercutiu falando do feriado da Gata Maga – Reprodução | WhatsApp

Que a internet é uma fábrica de memes isso não é novidade. A novidade, no entanto, é o feriado da Gata Maga.  Em um áudio do WhatsApp, uma mulher alertou sobre o feriado desta sexta-feira (6), em Pernambuco. A graça está no fato de que ao invés de dizer Data Magna, em homenagem a Revolução Pernambucana, ela confunde com Gata Maga.

“Diga a ela que sexta-feira é feriado da Gata Maga, não tá no cromo (calendário) ainda não, mas todo ano tem esse feriado da Gata Maga. Vai cair na sexta-feira, viu sua Daiana?”, diz o áudio.

Se você não entendeu a brincadeira e, diferente de Daiana, não foi alertado sobre o feriado, te explicamos. O dia da Data Magna presta uma homenagem a Revolução Pernambucana de 1817, quando o estado de Pernambuco se rebelou contra a monarquia portuguesa e criou uma República independente do resto do país. 

 Feriado 

A Data Magna de Pernambuco foi estabelecida pela Lei Estadual nº 13.386, de 24 de dezembro de 2007, projeto de autoria da então deputada Terezinha Nunes. Em 2009, o Governo de Pernambuco aprovou outra lei, alterando a Data Magna do Estado para o primeiro domingo de março. Já em 2017, visando prestar uma homenagem ao bicentenário da Revolução Pernambucana, o Governo de Pernambuco aprovou uma nova lei, alterando novamente a Data Magna do Estado para 6 de março e instituindo a data como um feriado civil.

Sendo assim, nesta data são realizadas comemorações cívicas, como o hasteamento da bandeira de Pernambuco no Palácio do Governo e a colocação de coroa de flores no monumento aos revolucionários, na Praça da República. 

NE10

Powered by WPeMatico

%d blogueiros gostam disto: