[ad_1]



maio
21


11390352_713541028751675_211171511187731655_nA professora Maria Cristiane Soares, 41 anos, representante da ONG União Brasileira das Mulheres – UBM- figura na 48ª entrevista da  série que levamos ao ar todos os sábados. Cristiane tem forte participação na militância política do município e é filiada ao PCdoB. A nossa entrevista procurou saber mais sobre a sua participação no processo político e suas bandeiras de lutas. A entrevista segue:

BEZERROS HOJE- Você é a representante de uma importante ONG nacional em Bezerros, a UBM (União Brasileira das Mulheres). Qual o principal objetivo da UBM no país e em especial em Bezerros?

CRISTIANE SOARES- A UBM é um movimento de luta das mulheres a várias décadas que busca diminuir a desigualdade de gênero e combater as injustiças que descriminam a mulher em nossa sociedade. A necessidades das mulheres organizarem-se na sociedade e lutar por seus direitos, fez com que esse movimento crescesse em todo Brasil e fortalecesse na cidades grandes.. Nesse sentido, alguns anos pra cá viu-se a necessidade de ampliar esse movimento para o interior. Assim, consegui articular e trazer esse movimento para nossa cidade e hoje somos um grupo de mulheres que está fortalecendo essa luta com as mulheres bezerrense.

BEZERROS HOJE- Como anda o papel da mulher bezerrense no processo político de Bezerros? Há algum trabalho da entidade nesse sentido?

CRISTIANE SOARES-É fundamental que a mulher esteja inserida no processo político de nossa cidade. Apesar de pessoas argumentar que as experiências das mulheres nesse processo são negativas, acredito que possibilitar a participação das mulheres nesse meio é legítimo e importantíssimo. É necessário conscientizar que a mulher deve e pode sim fazer uma grande participação positiva do processo político e não são experiências de mulheres que não nos representam que definem o nosso papel enquanto ser cidadão e política. Só devo ressaltar que não é qualquer MULHER que deve estar inserida nessa luta. Precisa ser mulheres comprometidas com nossas causas e lutas , bem como comprometidas com uma sociedade justa e livre para todos.  

A UBM em Bezerros vem fortalecendo sua participação, não só política mas também social , através de muitas atividades envolvidas com e para as mulheres. Para o processo político, nós estamos primeiro nos fortalecendo internamente e criando planejamentos que possibilitem construir esse processo com respaldo do trabalho realizado para que possamos sim ter representantes legítimas que nos represente com dignidade e coerência e não apenas formem número ou cotas partidárias.

BEZERROS HOJE- Você tem uma marca forte quando o assunto é militância política. Em 2008, foi às ruas defender o nome da ex-prefeita Bete. Comente.

CRISTIANE SOARES- Como ser político e militante de um partido histórico no Brasil ( PC do B) defendo sempre uma luta que possa atender as necessidades da população. Em 2008, apesar de uma aliança política determinada entre partidos de base aliadas no Estado e no país e que na nossa cidade foi concordada entre seus representantes, tínhamos uma esperança numa conjuntura que ” parecia ” ser o melhor para Bezerros visto que tínhamos uma mulher popular e a necessidade de mudança. Infelizmente, a intenção poderia ser boa mas os fatos nos decepcionados e fomos surpreendidos com todo aqueles acontecimentos que mostraram o fracasso de nossas escolhas. Foram vários momentos difíceis que nos fizeram refletir e também desanimar com todo processo político de nossa cidade. Posso dizer através de uma opinião muito pessoal que, nunca tivemos um processo político tão ruim, tão catastrófico na história de Bezerros, como aquele. Eu posso dizer com todas as letras porque senti na pele. No entanto,acredito servir de experiência par que nossa luta seja mais cuidadosa e fortalecida por tudo o que aconteceu nesse processo.

BEZERROS HOJE: Após a vitória notou-se um rompimento político e alguns contratempos com a gestão da ex-prefeita. O que houve?

 CRISTIANE SOARES- Sim, houve um grande contratempo com a gestão da ex-prefeita em que eu fui às ruas defender com unhas e dentes um projeto político em que ela estava inserida. Ao assumir a prefeitura a ex-prefeita tomou como primeira medida e sua gestão excluir seu vice-prefeito e todas as pessoas que estavam ligadas a ele. Ela não queria contato. Porém como eu, era assessora direta do vice-prefeito e secretária do partido que ele representava , a ex-prefeita também tentou excluir-me em todos os sentidos. Apenas tinha um detalhe , sendo eu funcionária pública do município, ela não pode excluir com queria. Isso causou muitos aborrecimentos para ela e para mim uma grande perseguição política que arrastou-se durante seu mandato. Mas tudo foi superado com o afastamento dessa pessoa do processo político em nossa cidade.

 BEZERROS HOJE- Sendo uma profissional da educação, como anda os diretos dos professores no município de Bezerros?

CRISTIANE SOARES-A luta dos professores é sempre constante e incansável. É claro, que existem gestões mais difíceis que nos fazem lutar mais e chegar aos extremos. Como existem gestões com canais abertos para o diálogo e a negociação. Atualmente, temos uma gestão mais acessível que ate hoje cumpre com todos os acordos feitos com a categoria. É claro que existem reivindicação de melhoria pendentes que não nos fazem descansar e cobramos ações eficazes que tem que ser cumpridas. Ainda estamos negociando e aguardando o cumprimento do nosso enquadramento salarial que perdemos na gestão anterior da ex-prefeita. e que o atual prefeito comprometeu-se em realizar na sua gestão. Também aguardando a aprovação do nosso PCC ( Plano de Cargos e Carreiras dos professores) com algumas mudanças que vimos ser necessária para nossa profissão. Finalizando, estamos cobrando melhores estruturas para nos e para a comunidade escolar que compartilha conosco essa educação de qualidade. Como eu disse, é uma luta constante que não podemos vacilar.

 BEZERROS HOJE-Como você analisa o atual cenário político de Bezerros e qual seria o seu posicionamento hoje?

 CRISTIANE SOARES-O cenário político hoje em nossa cidade deixa-me preocupada demais. Chegamos a um processo eleitoral que não temos opção. Como militante política sempre acreditei na democracia e no direito de escolher e ter em quem escolher. Hoje não pergunta-se mais a população: Quem vocês querem? O que vocês querem para Bezerros? Apenas nos apresentam nomes, personagens que sempre estiveram na política, mas não nos representaram. Não temos a necessidade de nomes apenas e sim de pessoas que possam ter uma visão para Bezerros e para a população. Aos poucos perdemos nossa identidade e sinto que chegar a não ter opção é desanimador. No entanto , existe uma necessidade de mudar na câmara de vereadores. A população está exausta do circo que virou o poder legislativo. Mas existe outro questionamento: Quem também são os representantes que querem entrar? É importante refletir e mudar nosso posicionamento ao escolher esses vereadores.

 BEZERROS HOJE- Suas considerações finais

CRISTIANE SOARES-Bezerros é uma cidade encantadora. Temos tanta cultura, tanto potencial para crescer. No entanto, sentimos uma carência de ter pessoas que pensem para Bezerros e em Bezerros. Pessoas empreendedoras e aos mesmo tempo honestas, dignas que queiram ver essa cidade melhorar. Só resgatando nossos valores políticos e sociais é que vamos reconstruir uma sociedade melhor. Aproveitando um ano político chamo a atenção da população em refletir a necessidade de mudança. Não dos políticos e sim da nossa forma de escolher nossos representantes. Chega disso! Chega de achar que nós somos meros instrumentos de mercado eleitoral e depois que tudo passa, olhamos a nossa volta e vemos que nada mudou. Nossas oportunidades são as mesmas e não evoluímos. Merecemos dignidade, oportunidade. Enfim, merecemos uma cidade melhor. 

Enviado por:Redator

[ad_2]

Fonte: Bezerros Hoje / Clique aqui e veja essa e outras notícias.

%d blogueiros gostam disto: