Bezerros

dez/15 a nov/17: 103

dez/17 a nov/19: 59

Total: –44

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou nesta terça-feira (17) o balanço com os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Pernambuco no período entre dezembro de 2017 a novembro de 2019. Os dados foram divulgados em cerimônia realizada na quadra da Escola Aníbal Fernandes, no bairro de Santo Amaro,  na área Central do Recife. Segundo a SDS, foi registrada uma redução de 21,45% nos casos de assassinatos no período que vai até novembro de 2019 em comparação com aquele que começou em 2015, saindo de 9.860 vítimas para 7.745. Com os 2.115 CVLIs a menos, o Estado completa 24 meses consecutivos de redução neste tipo de crime. 

O Recife foi a cidade que mais reduziu os números de homicídios, com uma queda de 23% em relação aos anos anteriores. No período contabilizado, a capital pernambucana registrou 1.117 homicídios. Foram 325 a menos que os 1.442 que aconteceram no período de dezembro de 2015 a novembro de 2017. Em seguida, estão os municípios de Caruaru, no Agreste do Estado, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Ipojuca, localizados na Região Metropolitana do Recife.

No último mês de novembro, 297 homicídios foram registrados no estado. No mesmo período do ano anterior, foram 300. Os casos de feminicídios também diminuíram. No mês passado, apenas um caso foi contabilizado. 

O coordenador do Pacto Pela Vida, Alexandre Rebelo, avalia os números e diz quais as metas para o próximo ano. “Nosso passo é focar em um resultado ainda melhor. Em 2019, estamos chegando a segunda melhor taxa da história de Pernambuco  em termos de redução de violência. Uma taxa que antecede os número de 2014, ou seja, estamos voltando há cinco anos atrás. A ideia é em 2020 conseguir fazer o melhor resultado da história para ter o ano mais seguro da história de Pernambuco”, apontou.

Já o governador Paulo Câmara comemorou a redução nos números, mas reconheceu que é preciso fazer ainda mais. “Os números ainda são desafiadores, mas a gente tem mostrado que nos últimos 24 meses que é possível continuar reduzindo violência em Pernambuco, mesmo em um cenário adverso de crise econômica e social. Graças ao apoio de todas as operativas de segurança pública, as políticas de prevenção, da sociedade civil e principalmente, um esforço integrado com os convênios, a gente tem conseguido reduzir violência no estado”, disse.

Um dos grandes desafios do governo para o próximo ano será a redução de inquéritos ainda sem solução. Hoje, a Polícia Civil contabiliza seis mil homicídios registrados entre os anos de 2017 e 2019 e que ainda não tiveram as investigações concluídas. 

Mais detalhes aqui.

Powered by WPeMatico

%d blogueiros gostam disto: