Na posição em W a criança obtém um aumento da base de sustentação do corpo, desse modo ela consegue ficar mais estável sem ajustes posturais. No entanto, apesar de maior estabilidade, essa posição favorece a instalação de encurtamentos musculares e contraturas, além de maior risco de luxação do quadril.
Além disso, a estabilidade que a posição garante, não permite à criança exercitar seu equilíbrio, limitando os movimentos de rotação do tronco e transferências laterais (alcançar um objeto que encontra-se ao lado, por exemplo).
Crianças que sentam nessa posição devem ser corrigidas para adotar posturas alternativas! Corrija sem brigar ou dar atenção ao lado negativo, apenas mostre uma opção mais saudável para que a criança continue suas atividades tranquila! Antes que os radicais reclamem que “hoje em dia não pode nada… no meu tempo era assim/assado…”, coloquei 4 modelos de como sentar de modo correto! 😃
O problema não está no “de vez em quando” sentar assim. Está que a frequência leva ao hábito, e o hábito à lesão… Se podemos alterar o hábito, por que deixar de fazê-lo?
Dúvidas consulte teu pediatra de confiança!
Dr. Evandro Amorim


Sua opinião é muito importante para nós! Faça seu comentário:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here