Natural de Bezerros, no Agreste, Albino Junior expõe pela 16ª vez em 18 edições da feira. Evento acontece no Centro de Convenções de PE, em Olinda, até domingo (16).

O personagem Pequeno Príncipe, trios de forró, flores, bicicletas: são tão variadas quanto estas as imagens que o artesão Albino Junior produz utilizando apenas palitos de fósforo. Expositor na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) pela 16ª vez, o escultor, que nasceu em Bezerros, município do Agreste do estado, comemora o reconhecimento do seu trabalho.

“As pessoas sempre acham muito curioso”, conta o artesão, que produz as miniaturas há mais de vinte anos. Ele explica que é autodidata: desenvolveu a técnica sozinho, após fazer aulas de escultura em madeira e observar parentes que também esculpiam. O negócio acabou dando certo. “Hoje já tenho peças em grandes salas, como no Instituto Tomie Ohtake e o CCBB de São Paulo”, afirma Junior.

As peças são produzidas com palitos de fósforo de tamanhos variados. “Todos os detalhes são feitos com a madeira do palito. A pintura é só o acabamento”, demonstra o artesão, que levou para a feira seu ‘ateliê’ — luzes, lupas, tintas e ferramentas para esculpir.

Na Fenearte, a venda das peças, utilizadas como objetos decorativos ou pingentes, varia bastante. “Teve dia em que vendi só vinte peças, mas também já vendi cem em um dia só”, complementa o artesão. As miniaturas custam a partir de R$ 30.

A Fenearte segue até domingo (16), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, funcionando das 10h às 22h durante o fim de semana.

Sua opinião é muito importante para nós! Faça seu comentário: